Pular para o conteúdo principal

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

 DIVERSIDADE GASTRONÔMICA 

  • Leitura: 

O Brasil tem uma grande mistura de tradições e culturas em suas diferentes regiões e isso se reflete na culinária de cada região. Cada região tem seus sabores típicos e os pratos são preparados a partir de ingredientes regionais.

Os sabores do Brasil foram desenvolvidos a partir de nossa tradição indígena e por todas as correntes de imigração que influenciaram nossa cultura. Veja abaixo:

Região Norte: forte presença indígena mesclada com a imigração europeia. Com o ciclo da borracha, libaneses, japoneses, italianos e até nordestinos migraram para a região. Todos deixaram seus traços.


Região Nordeste: A presença africana é forte devido a escravidão no ciclo da cana.


Região Centro-Oeste: influenciada pela pecuária. A população prefere carnes bovina, caprina e suína. Os ciclos de imigração trouxeram culinária africana, portuguesa, italiana e síria. E a forte presença indígena liderou a preferência regional por raízes.


Região Sudeste: influenciada pelas origens portuguesas, indígenas e africanas. Após a chegada de imigrantes japoneses, libaneses, sírios, italianos e espanhóis, a diversidade gastronômica, sobretudo em São Paulo, aumentou. No estado, a culinária internacional mais integrada com a culinária típica paulista é a italiana.


Região Sul : A mistura étnica ocorrida resultou em uma culinária com a presença da cozinha italiana, alemã, portuguesa e espanhola. O churrasco, principal prato do Rio Grande do Sul, resultou de um fato histórico.


Site: https://g1.globo.com/turismo-e-viagem/descubra-o-brasil/noticia/brasil-tem-mistura-de-tradicoes-e-culturas-em-sua-culinaria.ghtml


ATIVIDADES:


1. Escolher um prato típico de cada região do Brasil. Logo após, copiar no caderno. 


Região Norte 

Pratos típicos: Pato no Tucupi, Caruru, Tacacá, Maniçoba.


Região Nordeste 

Pratos típicos: acarajé, vatapá, caranguejada, buchada, paçoca, tapioca, sarapatel, cuscuz, cocada.


Região Centro - Oeste 

Pratos típicos: Arroz com pequi, picadinho com quiabo, sopa paraguaia, empadão goiano, caldo de piranha, vaca atolada.


Região Sudeste 

Pratos típicos: Tutu de feijão, virado à paulista, moqueca capixaba, feijoada, picadinho paulista, pão de queijo. E toda a culinária italiana.


Região Sul 

Pratos típicos: Barreado, churrasco, galeto, sopa de capeletti, arroz carreteiro, sopa catarinense.


2. Escrever a receita de um prato que mais gosta. 


* Não esqueçam de enviar a foto da atividade por WhatsApp!* 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE 15 - ORGANIZAÇÃO FAMILIAR : MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS AO LONGO DO TEMPO

RESPONDA:  (copiar as perguntas no caderno)  1. Qual era a média de filhos por família antigamente? Muitos ou poucos filhos? 2. Todas as famílias mostradas pertencem à mesma etnia e classe social? Quais semelhanças elas possuem? Quais diferenças? 3. Como as pessoas se vestiam ? 4. Como eram os trajes nos casamentos? Como são hoje? 5. Como eram as expressões e as poses das pessoas nas fotos? As pessoas se expressam da mesma forma ainda hoje para tirar suas fotos? 6. Como era constituída a família nesta época? Você percebe mudanças em relação aos dias de hoje? ANALISE AS IMAGENS ABAIXO:  SITE:  https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4918/organizacao-familiar-mudancas-e-permanencias-ao-longo-do-tempo   1. Identifique o que esta sendo representado em cada imagem.   PESQUISA:  1. Pesquisar no dicionário as seguintes palavras:  a) etnia:  b) trajes:  c) mudança:  d) permanência:  * sugestão de dicionário on-line:  https://...

ATIVIDADE 28 - 6º ANO

 MUMIFICAÇÃO NO EGITO ANTIGO  Leitura:  Bom Dia alunos! No último dia 02 de novembro foi feriado do Dia de Finados, também conhecido como Dia dos Mortos. Aproveitando os nossos estudos sobre o Egito Antigo, vamos aprender como era a relação dos egípcios com os mortos.  No Egito Antigo, o faraó passava pela técnica de mumificação , pois acreditavam na imortalidade e no retorno à vida após a morte.  Processo de Mumificação:  ATIVIDADE:    (copiar no caderno)  1. Explique como era a técnica da mumificação:  2. Observe o desenho abaixo e junto com a figura do processo de mumificação, identifique e escreva sobre cada etapa:  *Não esqueçam de enviar a atividade por WhatsApp!*  BONS ESTUDOS!  Prof. Franciele 

ATIVIDADE 28 - 8º ANO

 AS TREZE COLÔNIAS  Bom Dia! Tenham em mãos o mapa mental sobre a Independência dos Estados Unidos. Na aula de hoje, iremos aprende sobre os dois tipos de colonização das Treze Colônias: colônia de povoamento (norte) e colônia de exploração (sul).  Leitura:  As  Treze Colônias dos EUA  são divididas em três blocos: as colônias do norte, as do centro e as do sul. Colônias do norte e central As colônias que surgiram ao norte, formando aquilo que na época era conhecido como  Nova Inglaterra , assim como as colônias do centro, tiveram sua economia baseada em pequenas e médias propriedades, geridas pela própria família e produzindo para o mercado interno, pois as condições geo-gráficas, semelhantes às da Europa Ocidental, nada tinham a oferecer de produtos tropicais. As 13 colônias (em negrito). Formaram, portanto,  colônias de povoamento  muito marcadas pela ideia dos puritanos de que eles tinham a missão de implantar, nas novas terras, um...