Pular para o conteúdo principal

ATIVIDADE 22 - 8º ANO

 O BARROCO MINEIRO 



  • Leitura: 

O Barroco Mineiro foi uma versão peculiar do Barroco que se desenvolveu em Minas Gerais entre os séculos XVIII e XIX. Com estilo e características próprias, o movimento recebeu influências artísticas do Barroco Europeu e do barroco que predominava em outras partes do Brasil como Salvador e Rio de Janeiro.

Preservando as características de dualidade e contradições do movimento artístico, em Minas Gerais, o barroco começou a se desenvolver como um estilo de personalidade própria que deixou sua marca na história da arquitetura, da pintura e da escultura, a nível nacional e internacional.

Caracterizada pela pompa e grandiosidade, a arte barroca mineira é rica em detalhes, cores e ornamentos em ouro. O barroco mineiro explorou os materiais típicos da região, como o cedro e a pedra-sabão, criando assim uma arte autêntica e carregada de características peculiares.

A arquitetura, a pintura, a escultura sacra e a música tiveram destaque no barroco mineiro. Evocando a religião em cada detalhe, o barroco mineiro seguiu a tendência da Arte Barroca, crescendo, sobretudo, em torno das igrejas e confrarias. As maiores expressões do barroco mineiro foram Mestre Ataíde e Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa). 

Contexto histórico


O estilo barroco nasceu na Europa no final do século XVI e se tornou uma das formas de expressão artística mais visíveis no Brasil entre o século XVII e a primeira metade do século XVIII. As primeiras manifestações do Barroco no Brasil ocorreram em Salvador e em Recife, centros urbanos da época. Mas o auge desse movimento artístico só aconteceu nas cidades mineiras do Ciclo do Ouro, nas quais o apogeu do ouro favoreceu um rápido crescimento.

O período de rápido crescimento dos centros urbanos necessitava de controle e organização. Assim, surgiu a irmandade dos leigos, responsável pela organização da celebração dos ofícios, práticas religiosas e o exercício solidário.

As irmandades se consolidaram como formas de organização religiosa e social. A arte e a religião foram usadas como forma de controle e as associações de leigos foram as financiadoras do trabalho dos artífices, artistas e artesãos do período. Portanto, a quantidade expressiva de construções religiosas e o mecenato leigo não podem ser desassociadas do Barroco Mineiro.

Nessa época, a capitania de Minas Gerais experimentou um crescimento cultural favorecido pela movimentação comercial, pelo enriquecimento com mineração e pela forte religiosidade dos povos das minas. Esses aspectos possibilitaram que a região vivesse o apogeu das artes no Brasil.

Apesar de se fazer presente em outras vilas e povoados mineiros como Diamantina, Serro, Mariana, Tiradentes, Sabará, São João del-Rei, Congonhas, o centro principal do Barroco Mineiro foi a região de Vila Rica, atual cidade e Ouro Preto.

Características do Barroco Mineiro


Em Minas Gerais, o barroco assumiu particularidades, mas não abandonou a sua principal característica de explorar temas religiosos. A temática sacra se fez presente no Barroco Mineiro, mesmo nos pequenos detalhes.  Pinturas e esculturas com temas cristãos, ornamentos em ouro e materiais nobres, imagens revestidas com película de ouro e santos em relevo. Essas são algumas das características observadas nas obras barrocas mineiras.


ATIVIDADES: (copiar no caderno) 

1. Preencha a ficha sobre o Barroco: 

a) Onde e quando surgiu. 
b) Para onde foi difundido. 
c) Caracterize a arte barroca mineira. 
d) Principais características do Barroco Mineiro. 

2. Fazer uma breve pesquisa sobre o Aleijadinho e a foto de uma obra de sua autoria.  

*Não esqueçam de enviar  a atividade por WhatsApp!* 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE 31 - TODAS AS TURMAS

  9 curiosidades malucas sobre a história do mundo! Assistir ao vídeo:  ATIVIDADE:    (copiar no caderno)  A) Enumerar as curiosidades sobre a História do Mundo:  (escrever a ideia central de cada um)  1. Arcos e Colunas da Roma Antiga.  2. ____________________________ 3._____________________________ 4. ____________________________ 5. ____________________________ 6. _____________________________ 7. ____________________________ 8. ____________________________ 9.____________________________  B) Escolher uma  curiosidade  e explicar com as suas palavras.  Respondam as questões de forma completa, no caderno e a lápis.  BONS ESTUDOS!  Prof. Franciele 

ATIVIDADE 15 - ORGANIZAÇÃO FAMILIAR : MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS AO LONGO DO TEMPO

RESPONDA:  (copiar as perguntas no caderno)  1. Qual era a média de filhos por família antigamente? Muitos ou poucos filhos? 2. Todas as famílias mostradas pertencem à mesma etnia e classe social? Quais semelhanças elas possuem? Quais diferenças? 3. Como as pessoas se vestiam ? 4. Como eram os trajes nos casamentos? Como são hoje? 5. Como eram as expressões e as poses das pessoas nas fotos? As pessoas se expressam da mesma forma ainda hoje para tirar suas fotos? 6. Como era constituída a família nesta época? Você percebe mudanças em relação aos dias de hoje? ANALISE AS IMAGENS ABAIXO:  SITE:  https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4918/organizacao-familiar-mudancas-e-permanencias-ao-longo-do-tempo   1. Identifique o que esta sendo representado em cada imagem.   PESQUISA:  1. Pesquisar no dicionário as seguintes palavras:  a) etnia:  b) trajes:  c) mudança:  d) permanência:  * sugestão de dicionário on-line:  https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/   PROCURE:  Procurar em casa

ATIVIDADE 14 - 7º ANO

AS TRANSFORMAÇÕES NO FEUDALISMO  Copiar os textos dos slides abaixo:  O texto dos próximos slides NÃO PRECISA COPIAR :  Para saber mais:  https://pt.slideshare.net/histoehistoria/crise-do-feudalismo-as-transformaes-no-sistema-feudal ATIVIDADE: