Pular para o conteúdo principal

ATIVIDADE 28 - 8º ANO

 AS TREZE COLÔNIAS 

Bom Dia! Tenham em mãos o mapa mental sobre a Independência dos Estados Unidos. Na aula de hoje, iremos aprende sobre os dois tipos de colonização das Treze Colônias: colônia de povoamento (norte) e colônia de exploração (sul). 


  • Leitura: 

As Treze Colônias dos EUA são divididas em três blocos: as colônias do norte, as do centro e as do sul.

Colônias do norte e central

As colônias que surgiram ao norte, formando aquilo que na época era conhecido como Nova Inglaterra, assim como as colônias do centro, tiveram sua economia baseada em pequenas e médias propriedades, geridas pela própria família e produzindo para o mercado interno, pois as condições geo-gráficas, semelhantes às da Europa Ocidental, nada tinham a oferecer de produtos tropicais.

Mapa das Treze Colônias dos EUA.
As 13 colônias (em negrito).

Formaram, portanto, colônias de povoamento muito marcadas pela ideia dos puritanos de que eles tinham a missão de implantar, nas novas terras, uma espécie de extensão da Inglaterra.

Nessas colônias de povoamento, quando a família precisava de mão de obra para auxiliar nos trabalhos, utilizava o trabalhador assalariado ou o servo por contrato. Neste último caso, o inglês que desejasse vir para a América e não tivesse os recursos financeiros para isso, seria bancado por uma família de colonos, para quem ele trabalharia por certo período a fim de pagar as despesas de sua viagem.

Depois de trabalhar o suficiente para pagar essas despesas, o novo colono estava livre para conseguir um pedaço de terra e prosseguir sua vida nas novas terras.

O período da servidão por contrato podia durar de quatro a sete anos. O mais importante é que o candidato a colono já vinha para a América sabendo das condições do seu contrato, previamente estabelecido.

No século XVIII, com o desenvolvimento da produção de rum, do índigo e de outros produtos, foi possível aos colonos do norte efetuarem o chamado comércio triangular, representado pela venda do rum à África e ao sul da Europa, pela aquisição de escravos na África e pela venda nas Antilhas, onde se adquiria melaço, que, por sua vez, era matéria-prima do rum. Isso era possível porque o interesse inglês se concentrava no comércio oriental, que era de alta rentabilidade.

O fato de deixar as colônias americanas para segundo plano – devido ao seu caráter de povoamento – ocasionou o que os historiadores denominaram de “negligência salutar”, ou seja, o fato de o governo inglês não criar muitas restrições para o funcionamento da economia das colônias do norte acabou por incentivar o desenvolvimento dessa mesma economia, enriquecendo muitos colonos por meio da atividade comercial.

Colônias do sul

As colônias do sul, por sua vez, tiveram uma colonização diferente, assemelhando-se bastante à colonização luso-espanhola na América, com base na colonização mercantilista.

Sua estrutura era fundamentada, portanto, na grande propriedade, no trabalho escravo africano, na monocultura e na produção em larga escala para atender aos interesses da metrópole inglesa. Os principais produtos das colônias do sul foram o algodão e o tabaco. O clima mais quente dessas colônias possibilitou essa produção.

No âmbito político, as Treze Colônias apresentavam um elevado grau de autonomia, organizando seus governos em base representativa da população colonial, os chamados self-governments.

Para saber mais: https://www.coladaweb.com/historia/treze-colonias-dos-eua

ATIVIDADE:  (copiar no caderno) 

Após a leitura do texto, respondam as questões 1 e 2. 

1. No caderno, faça o modelo da tabela abaixo e escreva em cada colônia, em tópicos, cinco características que as diferenciem. 


*Não esqueçam de enviar a atividade por WhatsApp!* 

BONS ESTUDOS! 

Prof. Franciele. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE 31 - TODAS AS TURMAS

  9 curiosidades malucas sobre a história do mundo! Assistir ao vídeo:  ATIVIDADE:    (copiar no caderno)  A) Enumerar as curiosidades sobre a História do Mundo:  (escrever a ideia central de cada um)  1. Arcos e Colunas da Roma Antiga.  2. ____________________________ 3._____________________________ 4. ____________________________ 5. ____________________________ 6. _____________________________ 7. ____________________________ 8. ____________________________ 9.____________________________  B) Escolher uma  curiosidade  e explicar com as suas palavras.  Respondam as questões de forma completa, no caderno e a lápis.  BONS ESTUDOS!  Prof. Franciele 

ATIVIDADE 15 - ORGANIZAÇÃO FAMILIAR : MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS AO LONGO DO TEMPO

RESPONDA:  (copiar as perguntas no caderno)  1. Qual era a média de filhos por família antigamente? Muitos ou poucos filhos? 2. Todas as famílias mostradas pertencem à mesma etnia e classe social? Quais semelhanças elas possuem? Quais diferenças? 3. Como as pessoas se vestiam ? 4. Como eram os trajes nos casamentos? Como são hoje? 5. Como eram as expressões e as poses das pessoas nas fotos? As pessoas se expressam da mesma forma ainda hoje para tirar suas fotos? 6. Como era constituída a família nesta época? Você percebe mudanças em relação aos dias de hoje? ANALISE AS IMAGENS ABAIXO:  SITE:  https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4918/organizacao-familiar-mudancas-e-permanencias-ao-longo-do-tempo   1. Identifique o que esta sendo representado em cada imagem.   PESQUISA:  1. Pesquisar no dicionário as seguintes palavras:  a) etnia:  b) trajes:  c) mudança:  d) permanência:  * sugestão de dicionário on-line:  https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/   PROCURE:  Procurar em casa

ATIVIDADE 14 - 7º ANO

AS TRANSFORMAÇÕES NO FEUDALISMO  Copiar os textos dos slides abaixo:  O texto dos próximos slides NÃO PRECISA COPIAR :  Para saber mais:  https://pt.slideshare.net/histoehistoria/crise-do-feudalismo-as-transformaes-no-sistema-feudal ATIVIDADE: