Pular para o conteúdo principal

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

 MÓDULO : EDUCAÇÃO 


  • Leitura: 

Bom Dia, alunos! 

No próximo mês, teremos eleições para prefeito e vereador em nosso munícipio! A campanha eleitoral já começou nos principais meios de comunicação (TV, rádio, redes sociais, etc.) e também nas ruas. 

Na aula de hoje, iremos conhecer o que faz o prefeito

prefeito é o cargo político responsável pela gestão dos municípios no Brasil, e, portanto, esse cargo representa o Executivo na esfera municipal. O prefeito é o líder da administração de uma cidade, mas não a governa sozinho e precisa contar com o auxílio dos seus secretários, nomeados por ele próprio, assim como dos vereadores, eleitos pela população.

Como se elege um prefeito?

O prefeito é um cargo político que exige eleição direta para que a população brasileira (maiores de 16 anos) possa escolher o seu representante. A eleição do prefeito pode acontecer em dois turnos — exclusivamente para cidades com mais de 200 mil eleitores —, mas também pode acontecer em um turno só — em cidades com menos de 200 mil eleitores ou com mais de 200 mil eleitores em que um candidato alcança mais de 50% dos votos.


A seguir, algumas funções o prefeito: 


  • Construção e manutenção de escolas bem como o pagamento dos profissionais;
  • Pavimentação das ruas;
  • Limpeza das ruas;
  • Construção de parques e praças;
  • Garantir a segurança pública com a guarda municipal;
  • Organizar e gerir o trânsito;
  • Apresentar projetos para serem apreciados na Câmara Municipal etc.
O município de São Lourenço do Sul tem aproximadamente 44 mil habitantes com seis candidatos para prefeito e vice-prefeito. 

ATIVIDADES: (copiar no caderno) 

A) O que faz  o prefeito? 

B) Cite três funções do prefeito. 

C) O município de São Lourenço do Sul pode ter segundo turno? Justifique a sua resposta. 

D)  Na localidade em que você mora, tem algum problema, sugestão, elogio que você faria ao candidato a prefeito? 

BONS ESTUDOS! 
Prof. Franciele. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE 15 - ORGANIZAÇÃO FAMILIAR : MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS AO LONGO DO TEMPO

RESPONDA:  (copiar as perguntas no caderno)  1. Qual era a média de filhos por família antigamente? Muitos ou poucos filhos? 2. Todas as famílias mostradas pertencem à mesma etnia e classe social? Quais semelhanças elas possuem? Quais diferenças? 3. Como as pessoas se vestiam ? 4. Como eram os trajes nos casamentos? Como são hoje? 5. Como eram as expressões e as poses das pessoas nas fotos? As pessoas se expressam da mesma forma ainda hoje para tirar suas fotos? 6. Como era constituída a família nesta época? Você percebe mudanças em relação aos dias de hoje? ANALISE AS IMAGENS ABAIXO:  SITE:  https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4918/organizacao-familiar-mudancas-e-permanencias-ao-longo-do-tempo   1. Identifique o que esta sendo representado em cada imagem.   PESQUISA:  1. Pesquisar no dicionário as seguintes palavras:  a) etnia:  b) trajes:  c) mudança:  d) permanência:  * sugestão de dicionário on-line:  https://...

ATIVIDADE 28 - 8º ANO

 AS TREZE COLÔNIAS  Bom Dia! Tenham em mãos o mapa mental sobre a Independência dos Estados Unidos. Na aula de hoje, iremos aprende sobre os dois tipos de colonização das Treze Colônias: colônia de povoamento (norte) e colônia de exploração (sul).  Leitura:  As  Treze Colônias dos EUA  são divididas em três blocos: as colônias do norte, as do centro e as do sul. Colônias do norte e central As colônias que surgiram ao norte, formando aquilo que na época era conhecido como  Nova Inglaterra , assim como as colônias do centro, tiveram sua economia baseada em pequenas e médias propriedades, geridas pela própria família e produzindo para o mercado interno, pois as condições geo-gráficas, semelhantes às da Europa Ocidental, nada tinham a oferecer de produtos tropicais. As 13 colônias (em negrito). Formaram, portanto,  colônias de povoamento  muito marcadas pela ideia dos puritanos de que eles tinham a missão de implantar, nas novas terras, um...

ATIVIDADE 28 - 6º ANO

 MUMIFICAÇÃO NO EGITO ANTIGO  Leitura:  Bom Dia alunos! No último dia 02 de novembro foi feriado do Dia de Finados, também conhecido como Dia dos Mortos. Aproveitando os nossos estudos sobre o Egito Antigo, vamos aprender como era a relação dos egípcios com os mortos.  No Egito Antigo, o faraó passava pela técnica de mumificação , pois acreditavam na imortalidade e no retorno à vida após a morte.  Processo de Mumificação:  ATIVIDADE:    (copiar no caderno)  1. Explique como era a técnica da mumificação:  2. Observe o desenho abaixo e junto com a figura do processo de mumificação, identifique e escreva sobre cada etapa:  *Não esqueçam de enviar a atividade por WhatsApp!*  BONS ESTUDOS!  Prof. Franciele