Pular para o conteúdo principal

ATIVIDADE 23 - TODAS AS TURMAS

 A HISTÓRIA DOS BRINQUEDOS. 

  • Bom Dia Alunos! Aproveitando as comemorações do Dia das Crianças em outubro, vamos conhecer um pouco da História dos Brinquedos.  

  • Leitura: 

Como Surgiram os Brinquedos Mais Populares? 

Bonecas: Até 1930, eram confeccionadas com pano, por costureiras e artesãos. As primeiras estatuetas de barro podem ter sido feitas pelo Homo sapiens há 40 mil anos, na África e na Ásia, com propósitos ritualísticos. A transição das bonecas de ídolos para brinquedos provavelmente ocorreu no Egito, há 5 mil anos.

Bonecas do Egito Antigo 

Carrinhos: Feitos de madeira, os primeiros carrinhos surgiram junto com os automóveis de verdade no início do século XX. Com o passar dos tempos, o material utilizado para a fabricação dos carrinhos mudou, e muito! Hoje eles são feitos de plástico, metal ou acrílico, têm controles moderníssimos, mas os tradicionais carrinhos de madeira ainda podem ser encontrados. Já o autorama foi inventado na Inglaterra, em 1956.
Autorama 

Caixinhas de Música: Os suíços criaram as primeiras caixinhas de música em torno de 1770. Utilizando o conhecimento que tinham na arte da relojoaria, criaram um mecanismo em que um pente com dentes de metal dedilhava sobre um cilindro que girava movido por peças de relógio.

Caixinha de música 

Bolas: É o brinquedo mais antigo do mundo e existe há mais de 6.500 anos. As primeiras bolas eram feitas há cerca de 6.500 anos pelos japoneses, e as fabricavam utilizando fibras de bambu. Os romanos e gregos preferiam usar tiras de couro, penas de aves e até bexiga de boi. A bola só se popularizou na década de 50, com a fabricação do plástico.

Bola do século XIX 

Bichinhos de Pelúcia: O primeiro bicho de pelúcia foi criado na Alemanha, em 1903, e se chamava Teddy Bear.



Bicicleta: Em 1790, um conde francês chamado Sivrac criou o Celerífero (celer = rápido, fero = transporte). Era uma bicicleta de madeira, que ainda não tinha pedais nem correntes e era empurrada com os pés no chão.

A primeira bicicleta 


ATIVIDADE: (copiar no caderno) 

1. Após a leitura, responda: 

a) Quais os brinquedos citados no texto? 

b) Dos brinquedos citados no texto, algum fez parte da sua infância? 

c) Cite e explique qual brinquedo achou mais interessante. (Pode ser mais de um brinquedo). 

d) E hoje? Como é a sua relação com os brinquedos? 

e) Faça uma lista com fotos de três brinquedos que marcaram a sua infância.


*EXEMPLO* 

  • Abaixo alguns dos brinquedos que marcaram a infância da Professora: 

Bambolê 

 
Mola - Maluca 


Ioiô 



Bate - bate 




Bom Trabalho! 

*Não esqueçam de enviar a atividade por WhatsApp!* 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE 31 - TODAS AS TURMAS

  9 curiosidades malucas sobre a história do mundo! Assistir ao vídeo:  ATIVIDADE:    (copiar no caderno)  A) Enumerar as curiosidades sobre a História do Mundo:  (escrever a ideia central de cada um)  1. Arcos e Colunas da Roma Antiga.  2. ____________________________ 3._____________________________ 4. ____________________________ 5. ____________________________ 6. _____________________________ 7. ____________________________ 8. ____________________________ 9.____________________________  B) Escolher uma  curiosidade  e explicar com as suas palavras.  Respondam as questões de forma completa, no caderno e a lápis.  BONS ESTUDOS!  Prof. Franciele 

ATIVIDADE 15 - ORGANIZAÇÃO FAMILIAR : MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS AO LONGO DO TEMPO

RESPONDA:  (copiar as perguntas no caderno)  1. Qual era a média de filhos por família antigamente? Muitos ou poucos filhos? 2. Todas as famílias mostradas pertencem à mesma etnia e classe social? Quais semelhanças elas possuem? Quais diferenças? 3. Como as pessoas se vestiam ? 4. Como eram os trajes nos casamentos? Como são hoje? 5. Como eram as expressões e as poses das pessoas nas fotos? As pessoas se expressam da mesma forma ainda hoje para tirar suas fotos? 6. Como era constituída a família nesta época? Você percebe mudanças em relação aos dias de hoje? ANALISE AS IMAGENS ABAIXO:  SITE:  https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4918/organizacao-familiar-mudancas-e-permanencias-ao-longo-do-tempo   1. Identifique o que esta sendo representado em cada imagem.   PESQUISA:  1. Pesquisar no dicionário as seguintes palavras:  a) etnia:  b) trajes:  c) mudança:  d) permanência:  * sugestão de dicionário on-line:  https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/   PROCURE:  Procurar em casa

ATIVIDADE 14 - 7º ANO

AS TRANSFORMAÇÕES NO FEUDALISMO  Copiar os textos dos slides abaixo:  O texto dos próximos slides NÃO PRECISA COPIAR :  Para saber mais:  https://pt.slideshare.net/histoehistoria/crise-do-feudalismo-as-transformaes-no-sistema-feudal ATIVIDADE: