- Leitura das profissões abaixo:
1. Desenvolvedores de softwares
São e ainda serão, por muito tempo, profissionais valorizados no mercado, pois fazem parte do grupo que cria os novos sistemas que automatizam processos.
Sem os desenvolvedores, nada do que conhecemos estaria em pleno funcionamento hoje. São eles que analisam, compreendem, executam e realizam manutenções em plataformas e linguagens que auxiliam nos serviços dos negócios.
2. Especialistas em Experiência de Usuário/Cliente
Existem algumas variações para esse profissional no mercado, como Customer Success ou na tradução literal, Sucesso do Cliente.
A função desse profissional é fazer com que o cliente tenha toda a assessoria necessária de algum produto/serviço contratado. Além disso, é responsável por garantir que a comunicação com o cliente seja feita de forma efetiva, garantindo a felicidade e fidelização.
Já é comum encontrar esses profissionais em empresas de e-commerces e outras plataformas, que prezam pelo resultado e experiência positiva do cliente.
3. Creators
Esses profissionais já estão em alta e prometem ficar nos próximos anos. São aquelas pessoas que vivem de produzir conteúdo para a internet, também conhecidos como digital influencers.
O creator tem total domínio das redes sociais, principalmente Instagram. O grande sucesso desses profissionais pode ser explicado pelo fato de que pessoas se conectando com pessoas, e não com marcas.
Mas, as marcas já sabem disso e estão investindo cada vez em parcerias com influenciadores digitais. Uma grande oportunidade profissional, não é mesmo?
4. Assessor de creators
Já existem agências/profissionais que cuidam das carreiras de influenciadores digitais e a tendência é que esse número aumente à medida que novos creators apareçam.
Os assessores de creators, além de ajudá-los a conquistar novas parcerias com empresas, também orientam e fazem a gestão da saúde da carreira.
5. Professor online
Uma grande tendência das profissões do futuro são os professores online. O ensino EAD tende a se expandir nos próximos anos e os professores começaram a enxergar o modelo de sala de aula virtual, que possibilita maior alcance de alunos.
Essa é uma grande aposta para escalar os ganhos dos profissionais que vivem de transmitir conhecimento. O mercado de criação de cursos online está cada vez mais especializado e disseminado.
Quer aprender como utilizar sua especialidade para fazer um curso, atingindo pessoas de qualquer lugar do mundo? Confira nosso mini curso abaixo!
6. Coaching
O coaching é o profissional que ajuda outras pessoas a evoluírem em diversas áreas de suas vidas, mas principalmente, em suas carreiras.
Existem coachs em diversas áreas, como finanças, relacionamentos, de inteligência emocional, de emagrecimento, espirituais, etc.
Para quem deseja se tornar um coach, existem escolas para essa formação específica, ensinando técnicas e ferramentas para ajudar futuros clientes.
7. Coach esportivo
O modo como as redes sociais têm gerado um culto ao corpo ainda mais enfático do que antigamente, vai influenciar também na demanda de pessoas que desejam um acompanhamento quase diário para manter o corpo em dia.
Muitas pessoas possuem dificuldades para serem ativas fisicamente, precisando da ajuda de um coach específico para isso. Para atender essa demanda, surgiram os coachs esportivos, que mantém um programa de treinamento personalizado para cada cliente.
8. Profissional de marketing digital
Apesar do marketing ser uma carreira antiga, esse profissional vem se fortalecendo cada vez mais no meio online, criando uma especialização de carreira cada vez mais voltada para a internet.
A boa notícia para quem deseja apostar nesse mercado é que existem áreas e demandas de diversos tipos.
9. Analista de Big Data
Esse profissional analisa todas as informações provenientes de um sistema que circula na internet e que pode influenciar em um negócio/empresa, dominando o Data Science.
O mundo digital depende muito de dados para analisar e melhorar seus processos. Por conta disso, surgiu o Analista de Big Data, responsável por colher e interpretar dados de diversos tipos.
10. Gestor de comunidade
Esse profissional é responsável por lidar com os consumidores e comunidade ao redor de uma empresa, a fim de recolher opiniões para melhorar o negócio e o posicionamento da empresa com essas pessoas.
Alguns negócios já possuem profissionais focados nessa função, que irá se expandir nos próximos anos. É uma função essencial dentro das organizações, pois são eles que garantem uma cultura em torno da empresa, criando fãs da marca.
11. Engenheiro ambiental
O meio ambiente tem sofrido alterações drásticas nos últimos anos e esse profissional será cada vez mais essencial entre as profissões do futuro.
A grande responsabilidade desse profissional hoje é conciliar tecnologia com meio ambiente. É inegável a necessidade de criar novos sistemas de gestão ambiental e soluções para ajudar o planeta.
12. Engenheiro hospitalar
A tecnologia em hospitais também evolui e novos aparelhos surgem para facilitar tratamentos, cirurgias e o dia a dia de profissionais da saúde.
E é por isso que o engenheiro hospitalar está escalado entre as profissões dos próximos anos. Sua principal função é reunir e aplicar todas as tecnologias consideradas essenciais para solucionar problemas hospitalares dos variados tipos.
13. Segurança da informação
Será o profissional que assegurará que toda a informação digital de determinada empresa ou instituição não seja burlada ou invadida.
Com o crescimento da tecnologia, veio também pessoas mal intencionadas, dispostas a roubar dados de variados pessoas e empresas. Profissionais de Segurança da Informação não só garantem que os dados sejam protegidos, como também ajudam a criar novas soluções
14. Gestor de resíduos
A produção de resíduos vem aumentando consideravelmente, principalmente do tipo sólido, gerando a necessidade de uma gestão dessa matéria sendo produzida massivamente.
O gestor de resíduos consegue ver os resíduos de outra forma, criando novos projetos e funcionalidades para dar um destino diferente e correto ao material descartado.
15. Arquiteto e Engenheiro 3D
No setor de engenharia, arquitetura e urbanismo, será possível projetar ambientes em 3D e por isso, os profissionais deverão se especializar nesse ramo para entregar uma experiência cada vez mais real ao seu cliente.
16. Desenvolvedor de dispositivos wearables
Em uma tradução livre, “weareable” significa “vestível”. São óculos, lentes, relógios e outros equipamentos que tenham algum tipo de tecnologia que facilite a vida das pessoas.
E os profissionais capazes de desenvolver esses dispositivos estão entre os mais procurados nos próximos anos.
17. Consultor de imagem
Da mesma forma que citamos o Coach focado em atividades físicas, o consultor de imagem vem para dar os melhores conselhos para qualquer pessoa que deseja trabalhar melhor sua aparência. E isso vale tanto para o pessoal quanto para o profissional e pode envolver desde o modo como você corta seu cabelo até a maneira como se veste.
18. Gestor de inovação
Por mais que possa parecer um termo genérico, já é possível encontrar empresas que oferecem essa vaga.
Esse profissional será responsável por repensar as estratégias de uma empresa, seja em seu core business ou para alguma área específica, com o intuito de melhorar seu modelo de negócio.
Afinal, para uma empresa conseguir se destacar no mercado, é preciso inovar e sair do senso comum. Cada vez mais concorrentes surgem, e o papel do gestor de inovação é criar coisas novas para sempre estar à frente.
Para saber mais: https://blog.hotmart.com/pt-br/profissoes-do-futuro/
- ATIVIDADE :
Comentários
Postar um comentário