Pular para o conteúdo principal

ATIVIDADE 14 - 9º ANO

OS CONFLITOS NO CAMPO 

História Militar - Carlos Daroz: CANUDOS E CONTESTADO ...

* Religiosidade popular, messianismo e banditismo social. 

    No final do século XIX, na passagem do Império para a República, ainda predominavam no Brasil características econômicas herdadas da época colonial: latifúndio, monocultura e técnicas rudimentares de produção.  
    Nesse cenário de subdesenvolvimento econômico e de super exploração dos trabalhadores agrários por um regime político e eleitoral excludente, surgiram movimentos sociais baseados na religiosidade popular e na liderança messiânica, exemplo de Canudos e do Contestado e, também nas práticas do chamado banditismo social no caso dos cangaceiros.  

copiar o texto acima no caderno 

  • Pesquisar no dicionário: 

a) Latifúndio: 
b) Monocultura: 
c) Messianismo: 
d) Banditismo: 
e) Cangaceiro: 

Sugestão de dicionário online: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/ 

* Não esquecer de enviar a atividade via WhatsApp!* 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE 31 - TODAS AS TURMAS

  9 curiosidades malucas sobre a história do mundo! Assistir ao vídeo:  ATIVIDADE:    (copiar no caderno)  A) Enumerar as curiosidades sobre a História do Mundo:  (escrever a ideia central de cada um)  1. Arcos e Colunas da Roma Antiga.  2. ____________________________ 3._____________________________ 4. ____________________________ 5. ____________________________ 6. _____________________________ 7. ____________________________ 8. ____________________________ 9.____________________________  B) Escolher uma  curiosidade  e explicar com as suas palavras.  Respondam as questões de forma completa, no caderno e a lápis.  BONS ESTUDOS!  Prof. Franciele 

ATIVIDADE 15 - ORGANIZAÇÃO FAMILIAR : MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS AO LONGO DO TEMPO

RESPONDA:  (copiar as perguntas no caderno)  1. Qual era a média de filhos por família antigamente? Muitos ou poucos filhos? 2. Todas as famílias mostradas pertencem à mesma etnia e classe social? Quais semelhanças elas possuem? Quais diferenças? 3. Como as pessoas se vestiam ? 4. Como eram os trajes nos casamentos? Como são hoje? 5. Como eram as expressões e as poses das pessoas nas fotos? As pessoas se expressam da mesma forma ainda hoje para tirar suas fotos? 6. Como era constituída a família nesta época? Você percebe mudanças em relação aos dias de hoje? ANALISE AS IMAGENS ABAIXO:  SITE:  https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4918/organizacao-familiar-mudancas-e-permanencias-ao-longo-do-tempo   1. Identifique o que esta sendo representado em cada imagem.   PESQUISA:  1. Pesquisar no dicionário as seguintes palavras:  a) etnia:  b) trajes:  c) mudança:  d) permanência:  * sugestão de dicionário on-line:  https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/   PROCURE:  Procurar em casa

ATIVIDADE 14 - 7º ANO

AS TRANSFORMAÇÕES NO FEUDALISMO  Copiar os textos dos slides abaixo:  O texto dos próximos slides NÃO PRECISA COPIAR :  Para saber mais:  https://pt.slideshare.net/histoehistoria/crise-do-feudalismo-as-transformaes-no-sistema-feudal ATIVIDADE: