A CENTRALIZAÇÃO POLÍTICA
Com o desenvolvimento da agricultura e o aumento populacional, tonou-se necessário organizar melhor o trabalho na sociedade. Esse trabalho de coordenação era feito pela família mais poderosa, que assumia o controle da produção de alimentos e da construção de obras públicas, como canais de irrigação e diques. O chefe dessa família passava então a ser um rei.
Para conseguir estender esse controle sobre toda a população, o rei utilizava seus próprios servidores. Entre esses servidores, uns eram encarregados de registrar as colheitas, outros eram responsáveis pelo armazenamento dos grãos, e assim por diante.
Originou-se assim uma organização de pessoas com plena autoridade sobre a população, que podiam, por exemplo, criar e cobrar impostos, organizar a defesa, fazer as leis e julgar os crimes. É o que chamamos de processo de centralização política ou de formação do Estado. O palácio era o local onde essas pessoas se reuniam com o rei.
Além do palácio, existiam os templos, onde os sacerdotes cultuavam os deuses protetores da cidade.
O SURGIMENTO DA ESCRITA
Por volta de 4.000 a.C a escrita se desenvolveu sendo uma consequência do surgimento das cidades. Com a escrita, o ser humano criou também uma forma de registrar suas ideias e de se comunicar.
Logo após a leitura do texto, responda as questões abaixo:
(copiar os exercícios no caderno e responder)
ATIVIDADES:
1. Qual a importância da escrita para o ser humano?
2. O que é centralização política?
3. Como era o trabalho de coordenação da família mais poderosa na cidade?
4. Escreva o seu nome de acordo com o alfabeto fenício (um dos primeiros alfabetos criados pelo ser humano).
*Não esqueçam de enviar a atividade pelo WhatsApp!*
Comentários
Postar um comentário