Pular para o conteúdo principal

ATIVIDADE 12 - 8º ANO


OS BANDEIRANTES 

       Os bandeirantes foram os exploradores que, em nome da Coroa Portuguesa, adentravam os sertões em busca de riquezas e escravos, na época do Brasil colônia. 

            Existiram três tipos de expedições ao território brasileiro: 

BANDEIRAS: expedições particulares de exploração do território. 

ENTRADAS: expedições patrocinadas pelo governo português. 

MONÇÕES: expedições fluviais, por rio, ao território brasileiro. 

          Todas elas tinham duas funções exploratórias. A primeira era a de exploração do território e, a segunda, de exploração das riquezas naturais ( ouro, prata) e do apresamento (aprisionamento) de indígenas

*ATENÇÃO* 
Copiar o texto acima! 

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: 
(não é necessário copiar os exercícios, somente por o número e a letra da resposta. Somente uma alternativa está correta). 

* Não esquecer de enviar as atividades por WhatsApp!* 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE 31 - TODAS AS TURMAS

  9 curiosidades malucas sobre a história do mundo! Assistir ao vídeo:  ATIVIDADE:    (copiar no caderno)  A) Enumerar as curiosidades sobre a História do Mundo:  (escrever a ideia central de cada um)  1. Arcos e Colunas da Roma Antiga.  2. ____________________________ 3._____________________________ 4. ____________________________ 5. ____________________________ 6. _____________________________ 7. ____________________________ 8. ____________________________ 9.____________________________  B) Escolher uma  curiosidade  e explicar com as suas palavras.  Respondam as questões de forma completa, no caderno e a lápis.  BONS ESTUDOS!  Prof. Franciele 

ATIVIDADE 15 - ORGANIZAÇÃO FAMILIAR : MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS AO LONGO DO TEMPO

RESPONDA:  (copiar as perguntas no caderno)  1. Qual era a média de filhos por família antigamente? Muitos ou poucos filhos? 2. Todas as famílias mostradas pertencem à mesma etnia e classe social? Quais semelhanças elas possuem? Quais diferenças? 3. Como as pessoas se vestiam ? 4. Como eram os trajes nos casamentos? Como são hoje? 5. Como eram as expressões e as poses das pessoas nas fotos? As pessoas se expressam da mesma forma ainda hoje para tirar suas fotos? 6. Como era constituída a família nesta época? Você percebe mudanças em relação aos dias de hoje? ANALISE AS IMAGENS ABAIXO:  SITE:  https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4918/organizacao-familiar-mudancas-e-permanencias-ao-longo-do-tempo   1. Identifique o que esta sendo representado em cada imagem.   PESQUISA:  1. Pesquisar no dicionário as seguintes palavras:  a) etnia:  b) trajes:  c) mudança:  d) permanência:  * sugestão de dicionário on-line:  https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/   PROCURE:  Procurar em casa

ATIVIDADE 14 - 7º ANO

AS TRANSFORMAÇÕES NO FEUDALISMO  Copiar os textos dos slides abaixo:  O texto dos próximos slides NÃO PRECISA COPIAR :  Para saber mais:  https://pt.slideshare.net/histoehistoria/crise-do-feudalismo-as-transformaes-no-sistema-feudal ATIVIDADE: