Pular para o conteúdo principal

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Conheça As Profissões Que Estarão Em Alta Até 2020 | Revista Quero

PROFISSSÕES 


Bom Dia Alun@s ! 

A aula de hoje de Educação e Diversidade será sobre as Profissões. 

A seguir lerão sobre algumas profissões que foram muito importantes no passado


Acendedor de lampiões. 
A iluminação a gás foi introduzida no Brasil em 1854 por Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá, iniciando-se pelo Rio de Janeiro, capital do país. Substituiu a iluminação com óleo de baleia existente desde o século XVIII. Em São Paulo, a iluminação a gás começou em 1863 ao redor da Catedral da Sá, no centro. Poucos anos depois, o mesmo ocorreu em outras capitais. Todos os dias, ao final da tarde, os acendedores de lampiões saíam levando uma vara especial usada para acender a chama; uma escada podia ser necessária para os postes mais altos. A luz era acessa manualmente, poste por poste. Ao amanhecer, eles voltavam às ruas para apagar os postes e fazer a manutenção do bico de gás e a limpeza dos vidros. Nas noites de lua cheia, quando era possível aproveitar a luz natural, os acendedores eram dispensados de sua função.

Amolador ambulante de faca e tesoura 
Ele percorria as ruas com uma roda montada numa estrutura de madeira. Com um pedal, ele acionava a roda e ela transmitia o movimento à roda de esmeril onde era afiada faca, facão, a tesoura ou outro objeto de metal. Sua presença era anunciada por um apito ou gaita que o amolador tocava, repetindo as mesmas notas, que podiam ser ouvidas longe para atrair a freguesia

Calceteiro Trabalhador que calça ruas com pedras ou paralelepípedos, ou que reveste as calçadas com as chamadas pedras portuguesas. No Brasil, este trabalho foi introduzido pelos portugueses e uma das calçadas mais conhecidas é de Copacabana com pedras pretas e brancas formando ondas. Atualmente a maioria das cidades tem suas calçadas cobertas por asfaltos, uma técnica mais barata, porém nem tão bonita.

Telegrafista Profissional especializado na operação do telégrafo, um equipamento de comunicação a distância que transmite e recebe mensagens por meio de impulsos elétricos e usando um código próprio. O(a) telegrafista tem conhecimento desses códigos de transmissão que utiliza pontos e traços. Decodificada a mensagem, ela é impressa em tiras e colada em um papel – o telegrama – que é, então, enviado ao destinatário. O telégrafo continua sendo usado apesar de hoje existirem meios mais modernos e rápidos de comunicação como o rádio, o telefone e a internet.



Cesteiro 
O cesto serve para transportar ou guardar alimentos e objetos de todo tipo. Era usado também para levar crianças pequenas às costas ficando preso à cabeça por uma tala. O cesto é feito de fibra vegetal entrançada como vime, junco e palha ou mais modernamente de plástico. A técnica do trançado era conhecida pelos povos indígenas do Brasil e de toda América. Com a mesma técnica também eram feitas peneiras, armadilhas para caça e pesca, redes, objetos de adorno pessoal etc.

Datilógrafa(o) 
Profissional que escrevia à máquina e era treinado para teclar rapidamente, sem erros, com as duas mãos e sem olhar para as teclas. A máquina de escrever mecânica, isto é, de acionamento manual, surgiu no final do século XIX e logo se tornou padrão de registro em todas empresas do mundo. A máquina de escrever deu origem a uma nova profissão, a datilografia, em grande parte realizada por mulheres. Cursos de datilografia se multiplicaram em todas as cidades e saber escrever a máquina era quase tão importante quanto ler e escrever. Na segunda metade do século XX, surgiram as máquinas de escrever elétricas e depois as eletrônicas que tiveram vida curta com a popularização dos computadores. 

Leiteiro 
Era o entregador de leite em garrafa ou em lata de alumínio. Deixava o leite na porta das casas antes mesmo de amanhecer para garantir que as famílias tivessem o produto logo de manhã. Muitos leiteiros forneciam, também, ovos e queijos. O trabalho tinha que ser rápido, pois o tempo de conservação do leite é pequeno. A atividade foi praticada até o início da década de 1950, quando entrou em decadência devido a popularização do leite em pó (fabricado no Brasil desde 1928 pela Nestlé) e depois com a expansão das embalagens longa-vida (introduzidas no Brasil em 1957). 

Lambe-lambe (fotógrafo ambulante) 
O fotógrafo lambe-lambe é um profissional ambulante que exerce a sua atividade nos espaços públicos como jardins, parques, praças e feiras. Esses profissionais surgiram no Brasil nas primeiras décadas do século XX. Eram sempre procurados para registrarem momentos especiais, familiares ou para tirar retratos para documentos. O ofício do fotógrafo lambe-lambe é considerado, desde 2012, bem cultural imaterial pelo IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico) de Minas Gerais.

Para saber mais: https://ensinarhistoriajoelza.com.br/antigas-profissoes-ensino-de-historia-aos-alunos-mais-novos/ 

Após a leitura das profissões, vejam a foto abaixo : 

A imagem pode conter: atividades ao ar livre
SITE: FACEBOOK. Página Raízes de São Lourenço. 

Essa foto foi tirada aqui em São Lourenço do Sul, na década de 1970. Era assim que algumas pessoas recebiam o pão! Na porta de casa e bem quentinho! 

ATIVIDADE: 

Após a leitura do texto: 

1. Escolher três profissões antigas e escrever sobre ela (pode ser o resumo ou cópia do texto). 

2.  Mostrar para os país, avós, ou algum familiar mais velho as fotos e perguntar se lembram de algumas dessas profissões. 


Na próxima aula, vamos continuar com o tema sobre as profissões! Bom Trabalho! 

* Não esquecer de enviar a atividade por WhatsApp! 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE 31 - TODAS AS TURMAS

  9 curiosidades malucas sobre a história do mundo! Assistir ao vídeo:  ATIVIDADE:    (copiar no caderno)  A) Enumerar as curiosidades sobre a História do Mundo:  (escrever a ideia central de cada um)  1. Arcos e Colunas da Roma Antiga.  2. ____________________________ 3._____________________________ 4. ____________________________ 5. ____________________________ 6. _____________________________ 7. ____________________________ 8. ____________________________ 9.____________________________  B) Escolher uma  curiosidade  e explicar com as suas palavras.  Respondam as questões de forma completa, no caderno e a lápis.  BONS ESTUDOS!  Prof. Franciele 

ATIVIDADE 15 - ORGANIZAÇÃO FAMILIAR : MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS AO LONGO DO TEMPO

RESPONDA:  (copiar as perguntas no caderno)  1. Qual era a média de filhos por família antigamente? Muitos ou poucos filhos? 2. Todas as famílias mostradas pertencem à mesma etnia e classe social? Quais semelhanças elas possuem? Quais diferenças? 3. Como as pessoas se vestiam ? 4. Como eram os trajes nos casamentos? Como são hoje? 5. Como eram as expressões e as poses das pessoas nas fotos? As pessoas se expressam da mesma forma ainda hoje para tirar suas fotos? 6. Como era constituída a família nesta época? Você percebe mudanças em relação aos dias de hoje? ANALISE AS IMAGENS ABAIXO:  SITE:  https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4918/organizacao-familiar-mudancas-e-permanencias-ao-longo-do-tempo   1. Identifique o que esta sendo representado em cada imagem.   PESQUISA:  1. Pesquisar no dicionário as seguintes palavras:  a) etnia:  b) trajes:  c) mudança:  d) permanência:  * sugestão de dicionário on-line:  https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/   PROCURE:  Procurar em casa

ATIVIDADE 14 - 7º ANO

AS TRANSFORMAÇÕES NO FEUDALISMO  Copiar os textos dos slides abaixo:  O texto dos próximos slides NÃO PRECISA COPIAR :  Para saber mais:  https://pt.slideshare.net/histoehistoria/crise-do-feudalismo-as-transformaes-no-sistema-feudal ATIVIDADE: