AS CRUZADAS
Os resultados das Cruzadas:
Os cruzados conquistaram Jerusalém e fundaram pequenos Estados no Oriente. Na metade do século XIII, porém, Jerusalém foi reconquistada pelos muçulmanos e os Estados cristãos desapareceram. Apesar do insucesso religioso, as Cruzadas contribuíram para acelerar s mudanças sociais que já estavam ocorrendo na Europa desse período.
Ocorreu o enfraquecimento do sistema feudal, já que, de um lado, os senhores endividaram-se para montar seus exércitos e, de outro, muitos servos que partiram para as Cruzadas com seus senhores não retornaram. Com isso, muitas terras no norte da Europa ficaram praticamente despovoadas em razão da partida de seus habitantes para a luta.
Comercialmente, o Mar Mediterrâneo recuperou a importância de antes, pois, com as Cruzadas, aumentou o movimento de embarcações que transitavam por ele. O aumento do comércio entre Oriente e Ocidente, deu-se principalmente pelos portos de Gênova e Veneza, usados pelos cruzados para embarcar para o Oriente.
O contato com os muçulmanos possibilitou ampliar o acesso dos europeus ao conhecimento produzido na Antiguidade greco-romana, preservado pelos árabes, em áreas como a filosofia e a matemática. Além disso, com as Cruzadas, os europeus tiveram mais contato com o próprio conhecimento produzido pela cultura muçulmana, que era infinitamente mais avançada que a europeia, nas áreas da matemática, astronomia e da arquitetura.
* ATENÇÃO*
Não precisa copiar o texto acima.
Responda:
(as perguntas devem ser copiadas e respondidas no caderno)
- Qual foi o principal objetivo das Cruzadas?
- Quem eram os infiéis?
- Quem participou das Cruzadas?
- Qual a importância de Jerusalém para as Cruzadas?
Pesquisar no dicionário:
- Batalha :
- Espada:
- Escudo:
- Armadura:
- Capacete:
- Traje:
- Cavalo:
- Catapulta:
Se caso não tiver dicionário em casa, pesquise no dicionário online Michaelis: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/
* Não esquecer de enviar a atividade por WhatsApp! *
Comentários
Postar um comentário