Pular para o conteúdo principal

ATIVIDADE 13 - 6º ANO

O COMÉRCIO E A DIVISÃO DO TRABALHO 

   A maior parte da população das cidades trabalhava na agricultura e na criação de animais. A construção de sistemas de irrigação e de outras técnicas agrícolas ajudou a produzir excedentes, ou seja, a obter alimentos mais que o necessário para o consumo. Esses excedentes puderam ser trocados com os excedentes de outros povos, dando origem ao comércio.

  Como se produzia mais que o necessário para a sobrevivência, o excedente de alimentos sustentava também um grupo de trabalhadores que se dedicavam à prestação de serviços (médicos, soldados, sacerdotes, etc.) ou a fabricação de objetos (cerâmica, instrumentos de metal, tecidos). A especialização de trabalhadores em determinadas atividades profissionais é o que chamamos de processo de divisão de trabalho.

   A especialização do trabalho permitiu duas inovações técnicas muito importantes: a confecção de tecidos e a cerâmica. 

   Algumas peças de cerâmica eram decoradas com pinturas. As mais belas serviam também como meio de troca por produtos necessários à população das aldeias. 

   A necessidade de melhorar a produtividade agrícola e a divisão do trabalho também levaram as comunidades neolíticas a produzir uma importante invenção, o arado, que facilitava e agilizava o preparo da terra para o cultivo.

ATIVIDADE: 

Logo após a leitura do texto, responda as questões abaixo: 

(copiar os exercícios no caderno e responder) 

1. Explique: 

a) Excedente agrícola: 

b) Processo de divisão do trabalho: 

2. Responda: 

a) Com a especialização do trabalho, quais foram as inovações técnicas? 

3. Completa: 

a) Algumas _____________________ eram decoradas com pinturas. As mais belas serviam também como meio de troca por produtos necessários à população das ____________ . 

b) A necessidade de melhorar a ___________________  e a divisão do trabalho também levaram as comunidades neolíticas a produzir uma importante invenção, o __________  que facilitava e agilizava o preparo da terra para o cultivo.


Copiar os textos dos slides abaixo: 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE 31 - TODAS AS TURMAS

  9 curiosidades malucas sobre a história do mundo! Assistir ao vídeo:  ATIVIDADE:    (copiar no caderno)  A) Enumerar as curiosidades sobre a História do Mundo:  (escrever a ideia central de cada um)  1. Arcos e Colunas da Roma Antiga.  2. ____________________________ 3._____________________________ 4. ____________________________ 5. ____________________________ 6. _____________________________ 7. ____________________________ 8. ____________________________ 9.____________________________  B) Escolher uma  curiosidade  e explicar com as suas palavras.  Respondam as questões de forma completa, no caderno e a lápis.  BONS ESTUDOS!  Prof. Franciele 

ATIVIDADE 15 - ORGANIZAÇÃO FAMILIAR : MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS AO LONGO DO TEMPO

RESPONDA:  (copiar as perguntas no caderno)  1. Qual era a média de filhos por família antigamente? Muitos ou poucos filhos? 2. Todas as famílias mostradas pertencem à mesma etnia e classe social? Quais semelhanças elas possuem? Quais diferenças? 3. Como as pessoas se vestiam ? 4. Como eram os trajes nos casamentos? Como são hoje? 5. Como eram as expressões e as poses das pessoas nas fotos? As pessoas se expressam da mesma forma ainda hoje para tirar suas fotos? 6. Como era constituída a família nesta época? Você percebe mudanças em relação aos dias de hoje? ANALISE AS IMAGENS ABAIXO:  SITE:  https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4918/organizacao-familiar-mudancas-e-permanencias-ao-longo-do-tempo   1. Identifique o que esta sendo representado em cada imagem.   PESQUISA:  1. Pesquisar no dicionário as seguintes palavras:  a) etnia:  b) trajes:  c) mudança:  d) permanência:  * sugestão de dicionário on-line:  https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/   PROCURE:  Procurar em casa

ATIVIDADE 14 - 7º ANO

AS TRANSFORMAÇÕES NO FEUDALISMO  Copiar os textos dos slides abaixo:  O texto dos próximos slides NÃO PRECISA COPIAR :  Para saber mais:  https://pt.slideshare.net/histoehistoria/crise-do-feudalismo-as-transformaes-no-sistema-feudal ATIVIDADE: