Pular para o conteúdo principal

ATIVIDADE 16 - 6ºANO

 A MESOPOTÂMIA 

  • Copiar no caderno: 

1. O que significa a palavra Mesopotâmia?

A palavra Mesopotâmia significa entre rios, ou seja, fica entre os rios Tigre e Eufrates.

 2. Qual a importância dos rios Tigre e Eufrates para os povos da região?

Como essa região é uma área seca e quente, os rios são importantes para a atividade da agricultura, pois ajudam no processo de irrigação da terra e fertilidade do solo. Assim, evitam longos períodos de fome. 

3.  Quais as principais atividades econômicas realizadas pelos povos da Mesopotâmia? Com quem eles costumavam comercializar?

Agricultura, pecuária e comércio. Eles comercializavam com a Ásia, com o Egito e com a Índia.

  • Após a leitura e cópia das perguntas e respostas acima, observe as figuras abaixo: 
Figura 1 

 Mesopotâmia na história: entenda suas características - VouPassar

Figura 2 

Brasil Soberano e Livre: Tensões entre EUA e Irã podem converter ...

Figura 3 

Historia 6º ano - Mesopotâmia

  • Responda observando as figuras : 
a) Na figura 1 cite os povos da mesopotâmia. (dica os povos estão em negrito, sem a bolinha ao lado). 
b) Na figura 2 qual é o país onde se encontra atualmente a mesopotâmia? 
c) Na figura 3 cite quais atividades econômicas você observa. 

BONS ESTUDOS! 

* Não esqueçam de enviar a atividade por WhatsApp!* 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE 31 - TODAS AS TURMAS

  9 curiosidades malucas sobre a história do mundo! Assistir ao vídeo:  ATIVIDADE:    (copiar no caderno)  A) Enumerar as curiosidades sobre a História do Mundo:  (escrever a ideia central de cada um)  1. Arcos e Colunas da Roma Antiga.  2. ____________________________ 3._____________________________ 4. ____________________________ 5. ____________________________ 6. _____________________________ 7. ____________________________ 8. ____________________________ 9.____________________________  B) Escolher uma  curiosidade  e explicar com as suas palavras.  Respondam as questões de forma completa, no caderno e a lápis.  BONS ESTUDOS!  Prof. Franciele 

ATIVIDADE 15 - ORGANIZAÇÃO FAMILIAR : MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS AO LONGO DO TEMPO

RESPONDA:  (copiar as perguntas no caderno)  1. Qual era a média de filhos por família antigamente? Muitos ou poucos filhos? 2. Todas as famílias mostradas pertencem à mesma etnia e classe social? Quais semelhanças elas possuem? Quais diferenças? 3. Como as pessoas se vestiam ? 4. Como eram os trajes nos casamentos? Como são hoje? 5. Como eram as expressões e as poses das pessoas nas fotos? As pessoas se expressam da mesma forma ainda hoje para tirar suas fotos? 6. Como era constituída a família nesta época? Você percebe mudanças em relação aos dias de hoje? ANALISE AS IMAGENS ABAIXO:  SITE:  https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4918/organizacao-familiar-mudancas-e-permanencias-ao-longo-do-tempo   1. Identifique o que esta sendo representado em cada imagem.   PESQUISA:  1. Pesquisar no dicionário as seguintes palavras:  a) etnia:  b) trajes:  c) mudança:  d) permanência:  * sugestão de dicionário on-line:  https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/   PROCURE:  Procurar em casa

ATIVIDADE 14 - 7º ANO

AS TRANSFORMAÇÕES NO FEUDALISMO  Copiar os textos dos slides abaixo:  O texto dos próximos slides NÃO PRECISA COPIAR :  Para saber mais:  https://pt.slideshare.net/histoehistoria/crise-do-feudalismo-as-transformaes-no-sistema-feudal ATIVIDADE: