Pular para o conteúdo principal

ATIVIDADE 19 - SEMANA DA PATRIA

 


SEMANA DA PÁTRIA

        Bom Dia, alun@s! Iniciamos mais uma Semana da Pátria, onde se comemora a Independência do Brasil, que ocorreu em 7 de setembro de 1822. Mas nós sabemos que essa "comemoração" tem que ser pensada e refletida, pois nosso país tem muito o que melhorar em áreas como saúde, educação, segurança pública, etc. Por isso, aproveitem a Semana da Pátria para iniciar essa reflexão e continuem!  

    Nessa aula, iremos estudar Força Expedicionária Brasileira (conhecida também pela sigla FEB) que foi uma força militar responsável pela participação do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945). 

    A participação dos gaúchos na FEB será estudada através do acervo do Museu Gaúcho da FEB, que está localizado em São Gabriel, Rio Grande do Sul. 

 

A seguir, alguns objetos do acervo do Museu: 


Uniforme da FEB, parte do acervo do Museu

Capacetes usados na Segunda Guerra Mundial,
acervo do Museu

Tanque Sherman exposto no Museu

Equipamentos de comunicação presentes
no Museu

Várias armas usadas na Segunda Guerra Mundial
presentes no Museu


ATIVIDADE: 

a) O que é a Força Expedicionária Brasileira?
 
b) Escolher dois objetos do acervo do Museu (imagens acima) e fazer uma pesquisa na internet. 
(exemplo: o aluno escolheu o tanque Sherman. Ira escrever sobre o tanque de guerra  (texto de cinco linhas).

  • Se tiverem dúvidas sobre as atividades, enviem mensagem. 

BONS ESTUDOS!  

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE 15 - ORGANIZAÇÃO FAMILIAR : MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS AO LONGO DO TEMPO

RESPONDA:  (copiar as perguntas no caderno)  1. Qual era a média de filhos por família antigamente? Muitos ou poucos filhos? 2. Todas as famílias mostradas pertencem à mesma etnia e classe social? Quais semelhanças elas possuem? Quais diferenças? 3. Como as pessoas se vestiam ? 4. Como eram os trajes nos casamentos? Como são hoje? 5. Como eram as expressões e as poses das pessoas nas fotos? As pessoas se expressam da mesma forma ainda hoje para tirar suas fotos? 6. Como era constituída a família nesta época? Você percebe mudanças em relação aos dias de hoje? ANALISE AS IMAGENS ABAIXO:  SITE:  https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4918/organizacao-familiar-mudancas-e-permanencias-ao-longo-do-tempo   1. Identifique o que esta sendo representado em cada imagem.   PESQUISA:  1. Pesquisar no dicionário as seguintes palavras:  a) etnia:  b) trajes:  c) mudança:  d) permanência:  * sugestão de dicionário on-line:  https://...

ATIVIDADE 28 - 8º ANO

 AS TREZE COLÔNIAS  Bom Dia! Tenham em mãos o mapa mental sobre a Independência dos Estados Unidos. Na aula de hoje, iremos aprende sobre os dois tipos de colonização das Treze Colônias: colônia de povoamento (norte) e colônia de exploração (sul).  Leitura:  As  Treze Colônias dos EUA  são divididas em três blocos: as colônias do norte, as do centro e as do sul. Colônias do norte e central As colônias que surgiram ao norte, formando aquilo que na época era conhecido como  Nova Inglaterra , assim como as colônias do centro, tiveram sua economia baseada em pequenas e médias propriedades, geridas pela própria família e produzindo para o mercado interno, pois as condições geo-gráficas, semelhantes às da Europa Ocidental, nada tinham a oferecer de produtos tropicais. As 13 colônias (em negrito). Formaram, portanto,  colônias de povoamento  muito marcadas pela ideia dos puritanos de que eles tinham a missão de implantar, nas novas terras, um...

ATIVIDADE 28 - 6º ANO

 MUMIFICAÇÃO NO EGITO ANTIGO  Leitura:  Bom Dia alunos! No último dia 02 de novembro foi feriado do Dia de Finados, também conhecido como Dia dos Mortos. Aproveitando os nossos estudos sobre o Egito Antigo, vamos aprender como era a relação dos egípcios com os mortos.  No Egito Antigo, o faraó passava pela técnica de mumificação , pois acreditavam na imortalidade e no retorno à vida após a morte.  Processo de Mumificação:  ATIVIDADE:    (copiar no caderno)  1. Explique como era a técnica da mumificação:  2. Observe o desenho abaixo e junto com a figura do processo de mumificação, identifique e escreva sobre cada etapa:  *Não esqueçam de enviar a atividade por WhatsApp!*  BONS ESTUDOS!  Prof. Franciele